Caminho Único | T02E06: "Estamos Juntos Nessa"


Uma obra de: João Paulo Ritter


Ler no Google Drive / Baixar em PDF:

FADE IN.

CENA 1 — INT.DIA
CASA DE APOIO PARA LGBTS.DORMITÓRIO

SABRINA está terminando de se arrumar para a escola, penteando o seu cabelo em frente ao espelho do quarto. CAROLINA [Flávia Monteiro] entra no quarto em seguida, sorrindo.

CAROLINA fica olhando para SABRINA.
SABRINA olha para trás.

SABRINA
[Sorrindo]
— Aconteceu alguma coisa?

CAROLINA
[Sorrindo]
— Sim, aconteceu e eu acho que você vai adorar isso.

SABRINA ri, pega sua mochila e se aproxima de CAROLINA.

SABRINA
— Como assim? Do que você está falando?

CAROLINA
[Sorrindo]
— A sua mãe está lhe esperando, lá embaixo, onde damos as oficinas para a comunidade.

SABRINA olha confusa e surpresa para CAROLINA, sem saber o que fazer exatamente.

SABRINA
[Confusa]
— A minha mãe?

EM SABRINA.

CENA 2 — INT.DIA
CASA DE APOIO LGBTS.SALÃO OFICINA

SABRINA entra no salão e vê a sua mãe de costas, ROSA [Ana Paula Arósio]. SABRINA fica parada um pouco longe da mulher, dois metros, mais ou menos, segurando o seu rosto.

SABRINA
— Mãe?

Em seguida ROSA se vira, quando vê a sua filha fica emocionada e se aproxima correndo de SABRINA, vai abraçá-la, mas para.

ROSA
[Emocionada]
— Minha filha…

Chorando, SABRINA abraça a sua mãe com força, a mais velha retribui e as duas acabam chorando.

CENA 3 — INT.DIA
CASA DE APOIO LGBTS.SALA DE ESTAR

SABRINA e ROSA estão sentadas no sofá da sala, um cômodo simples. Sobre a mesa de centro estão duas xícaras de café sobre pires.

SABRINA
— Eu pensei que a gente nunca mais fosse nos ver.

ROSA sorri e em seguira com ternura ela segura a mão da filha.

ROSA
[Para SABRINA]
— Eu estou com tantas saudades sua, minha filha… Eu vim aqui em uma missão de paz. [Sorri] Volta para a nossa casa, com a tua família, por favor… Teu pai sente tanta saudades tua guria.

SABRINA suspira, depois sorri.

SABRINA
— Eu posso pensar primeiro? Antes de tomar qualquer decisão importante?

ROSA concorda com a cabeça.

ROSA
[Sorrindo]
— O tempo que precisar.

EM SABRINA SORRINDO.




CENA 4 — INT.DIA
CASA DE LEONARDO E MATHEUS.SALA DE ESTAR


RODRIGO e LEONARDO estão sentados no sofá, jogando um jogo de guerra em primeira pessoa no videogame de MATHEUS. Estão passando um tempo divertido juntos.


LEONARDO
[Atenção na TV; Jogando]
— Vou fazer você engolir as minhas balas!


RODRIGO
[Atenção na TV; Jogando; Rindo]
— Não é bom as suas balas que eu engulo… Se você me entende, sabe.


LEONARDO ri.


LEONARDO
[Jogando]
— Piadas sobre sexo, gosto.


RODRIGO segura o controle de LEONARDO enquanto os dois estão jogando, para atrapalhar o namorado e continua jogando.


LEONARDO
[Tentando se livrar das mãos de RODRIGO]
— Não! Isso não vale!


RODRIGO ganha a partida e comemora em seguida. LEONARDO suspira e fica encarando o namorado, com uma expressão de repreensão.


RODRIGO
[Rindo; Olhando LEONARDO]
— Desculpe. [Dá de ombros] Na guerra e no amor, vale tudo.


LEONARDO
— Ata, vamos continuar então.


RODRIGO e LEONARDO voltam a jogar.
MATHEUS entra em cena, pelo corredor que podemos ver ao fundo da cena.


MATHEUS fica parado ao lado do sofá, perto de LEONARDO.


MATHEUS
[Para LEONARDO]
— Eu preciso conversar com você, cara.


LEONARDO continua jogando.


LEONARDO
[Com a atenção no jogo]
— Só deixa eu vencer do meu namorado, por favor, preciso disso.


MATHEUS revira os olhos e fica esperando a partida terminar.
LEONARDO vence de RODRIGO e em seguida comemora jogando seus braços para cima, rindo, ele olha para o seu irmão.


LEONARDO
— Pronto, podemos conversar?


MATHEUS olha para RODRIGO e em seguida para LEONARDO.


MATHEUS
— Pode ser no seu quarto?


RODRIGO lança suas mãos para cima, não entendendo.


RODRIGO
— Que grande amizade a nossa, não?


EM MATHEUS.


CENA 5 — INT.DIA
CASA DE MATHEUS E LEONARDO.QUARTO DE LEONARDO


MATHEUS e LEONARDO estão sentados na cama, um de frente para o outro. RODRIGO está sentado a escrivaninha do quarto, mexendo no computador.


MATHEUS
[Para LEONARDO]
— Você conhece a filha da Miriam?


LEONARDO
[Encarando MATHEUS]
— Uau, que grande assunto secreto. Que é isso?


MATHEUS
— Caramba! Só me responde a pergunta!


LEONARDO
[Rindo]
— Sim, eu conheço a Beatriz. Por quê?


MATHEUS
[Grita]
— Esse é o problema! [Pausa] Se ela realmente gostasse de mim, eu já teria conhecido a Beatriz, certo?


LEONARDO revira os seus olhos, não tendo paciência para aquele drama de novo.


LEONARDO
— Vocês ainda estão com esse drama de [faz aspas com as mãos] “realmente estamos namorando?”


MATHEUS
— Leonardo… Isso é diferente.


LEONARDO
[Grita]
— Como?!


MATHEUS dá de ombros.


LEONARDO
— Isso não é diferente, Matheus. Você está com problemas em seu relacionamento, pelo amor de Beyoncè! Conversa com a sua namorada e então resolva os seus problemas.


RODRIGO vira a cadeira para ficar de frente para LEONARDO e MATHEUS.


RODRIGO
[Voz baixa]
— Eu concordo com o Leo.


EM RODRIGO TENTANDO SORRIR.


CENA 6 — INT.DIA
CASA DE AUGUSTA E RODRIGO.SALA DE ESTAR


A cena abre com a sala vazia, em seguida ouvimos o som da campainha e em seguida SABRINA entra em cena, descendo as escadas correndo.


AUGUSTA abre a porta da casa, SABRINA entra em cena e caminha até o centro da sala de estar. AUGUSTA fecha a porta e vai até a namorada.


AUGUSTA
[Para SABRINA]
— Aconteceu alguma coisa? Você parecia aflita ao celular?


SABRINA fica encarando AUGUSTA com uma expressão de angústia presente em seu rosto.


SABRINA
— Minha mãe… Ela veio me visitar hoje lá na casa de apoio.


AUGUSTA fica surpresa com a novidade.


AUGUSTA
— Nossa… Uau, mas o que ela queria exatamente com você? Pedir desculpas, por que se for isso… Não faz mais do que a obrigação dela.


SABRINA
— Ela me pediu para voltar, voltar para casa.


AUGUSTA segura a mão da namorada, as duas sorriem.


AUGUSTA
[Sorrindo]
— E você quer isso?


SABRINA
— Eu não sei, eu não sei. [Pausa] Tudo que eu sei nesse momento, é que, eu quero passar um tempo com a minha namorada. [Sorri]


AUGUSTA e SABRINA se beijam por alguns segundos, em seguida se separam.


AUGUSTA
[Sorrindo]
— Vamos ver um filme na Netflix?


SABRINA
[Sorrindo]
— Claro.


De mãos dadas, SABRINA e AUGUSTA sobem as escadas da casa.


CENA 7 — EXT.DIA
CASA DE AÇAÍ.FACHADA


MICHELLE e IGOR estão sentados a uma das cinco mesas que ficam em frente a uma casa de açaí no centro da cidade, o clima de frio havia dado um tempo para dar espaço ao calor momentâneo.


Os pedidos dois estão sobre a mesa.


MICHELLE
— Me diga de novo o motivo pelo qual me trouxe aqui.


IGOR
— Eu quero te ajudar.


MICHELLE
— Me ajudar? Como? E por quê? Quer dizer, você nem me conhece direito por que quereria me ajudar?


IGOR suspira.


IGOR
— A Serena me contou o que te aconteceu no ano passado… E eu penso que, quem passou pelo que passou não está em suas melhores condições se tratando da saúde mental.


MICHELLE fica encarando IGOR, sentindo-se um pouco ofendida.


MICHELLE
— Está me chamando de louca?


IGOR nega com a cabeça.


IGOR
— Não, não é isso. Minha mãe já teve problemas semelhantes no passado. [Pausa] Ela teve depressão e eu tive que cuidar dela, aprendi algumas coisas.


MICHELLE
— Eu não tenho depressão.


IGOR
— Mas você não negou que a sua saúde mental está perfeita.


MICHELLE fica em silêncio, olhando IGOR.
IGOR tira de sua carteira um cartão de visita de uma psicológica muito importante, coloca sobre a mesa, no centro dela.


MICHELLE segura o cartão da psicológica.


IGOR
— Liga para ela. Ela é uma ótima profissional e ajudou a minha mãe a entender pelo que estava passando. Garanto que ela vai te ajudar muito.


IGOR levanta da mesa e coloca ao lado do cartão o dinheiro para pagar pelos açaí.


IGOR
— Por minha conta. [Sorri]


IGOR sai de cena.


EM MICHELLE ENCARANDO O CARTÃO.


CENA 8 — INT.NOITE
CASA DE AUGUSTA E RODRIGO.SALA DE ESTAR


AUGUSTA e SABRINA estão em pé ao lado da porta da casa.


AUGUSTA
— Uma pena você não passar a noite aqui.


SABRINA sorri.


SABRINA
— Eu quero tirar um tempo para ficar sozinha. Pensar na proposta que a minha mãe fez, se quero realmente voltar para casa.


AUGUSTA
[Sorrindo; Tom de brincadeira]
— Se escolher fugir, pode me chamar. [Ri]


SABRINA ri também, as duas se beijam e em seguida SABRINA vai embora.


Entristecida AUGUSTA caminha até o sofá e senta, sua mãe, LUCIANA [Juliana Silveira] entra em cena descendo a escada.


LUCIANA
— A Sabrina já foi?


AUGUSTA
— Sim, ela quer um tempo para ficar sozinha.


LUCIANA corre para sentar ao lado da filha, está preocupada.


LUCIANA
— Aconteceu algo entre vocês duas?


AUGUSTA nega rapidamente com a cabeça.


AUGUSTA
— Não, hoje a mãe dela foi até a casa de apoio e pediu para que ela voltasse com ela, sabe, para casa.


LUCIANA
— E isso não é uma coisa boa?


AUGUSTA fica pensativa.


AUGUSTA
[Pensando]
— Eu acho que é sim.


EM AUGUSTA.


CENA 9 — EXT.DIA
SORVETERIA.ESTABELECIMENTO


MATHEUS está sentado a uma mesa perto da parede, esperando por MIRIAM. A sorveteria não está com muito movimento. O dia está um pouco mais frio.


MIRIAM chega sorrindo, ela senta a mesma mesa que o namorado, fica de frente para MATHEUS.


MIRIAM
[Sorrindo para MATHEUS]
— Que bom que você concordou com a gente se encontrar aqui, fica perto da lanchonete e como daqui a pouco eu tenho que trabalhar. [Sorri]


MATHEUS está sério, encarando MIRIAM.
MATHEUS quer ir direto ao ponto.


MATHEUS
— Por que eu ainda não conheço a sua filha?


MIRIAM fica surpresa com aquela pergunta, ela não esperava por essa.


EM MIRIAM.


CENA 10 — EXT.DIA
RUA


AUGUSTA e LEONARDO estão andando pela calçada. LEONARDO está indo para seu emprego na lanchonete Rock N’ Bar. Estão conversando sobre SABRINA.


AUGUSTA
— Eu sei que ela pediu um tempo para pensar na proposta da mãe, mas uma mensagem não vai fazer um pedaço cair de ninguém, não é mesmo?


AUGUSTA tira seu smartphone do bolso, começa a escrever uma mensagem para SABRINA, ela envia.


AUGUSTA para de andar de repente, LEONARDO para de andar uns passos depois, volta para onde AUGUSTA ficou parada.


LEONARDO
— O que foi?


AUGUSTA mostra a tela do smartphone.


AUGUSTA
— A mensagem foi, mas só está o risco de enviada e não de recebido. Um risco para enviado, dois para recebido, dois riscos azuis para lido.


LEONARDO dá de ombros.


LEONARDO
— Ela deve estar sem wifi na casa de apoio, de novo. Você já sabe como as coisas funcionam.


AUGUSTA suspira e em seguida tenta sorrir.


AUGUSTA
— Deve ser isso mesmo né…


LEONARDO
— Totalmente.


AUGUSTA sorri e em seguida ela e LEONARDO voltam a andar.


CENA 11 — EXT.DIA
SORVETERIA.ESTABELECIMENTO


CONTINUAÇÃO DA CENA 9.


MIRIAM
— Uau, Matheus… Eu não previ essa chegando.


MATHEUS
[Falando rápido]
— O nosso lance não é uma coisa séria para você? Estamos fazendo o quê? Brincando um com o outro?


MIRIAM nega com a cabeça, tentando processar tudo.


MIRIAM
— Dá onde tu tirou isso guri? Tchê, eu estou levando sim o que temos a sério, porém, você nunca nem se quer mencionou diretamente para mim que queria conhecer a minha filha.


MATHEUS concorda balançando a sua cabeça.


MIRIAM
[Cont’]
— E é difícil Matheus, mesmo eu gostando muito de você e querendo que isso dure para sempre, eu ainda tenho que pensar na minha filha. Como vou apresentar um namorado meu para sendo que nem sei por quanto tempo vamos ficar juntos, tá certo que a Beatriz vai completar 2 anos esse ano, porém, ela se apega as pessoas.


MATHEUS
— Eu te amo, Miriam…


MIRIAM sorri e em seguida segura a mão de MATHEUS.


MIRIAM
— Eu também te amo. [Sorri/Pausa] Que tal você ir almoçar lá em casa nesse domingo? Aí você pode conhecer a Beatriz, eu tenho certeza de que a minha mãe também vai gostar disso.


MATHEUS sorri, mais calmo e feliz.


MATHEUS se inclina para frente, os dois se beijam.


CENA 12 — INT.DIA
CASA DE MICHELLE.QUARTO DE MICHELLE
Música de fundo: You Never Loved Me de Aimee Mann


MICHELLE está sentada em frente a sua mesa do computador, está fazendo uma pesquisa sobre saúde mental na internet. Faz um close em MICHELLE concentrada em sua busca, em seguida corta, mostrando a tela do computador.


NA TELA DO COMPUTADOR: Vemos que ela está lendo um texto que descreve o conceito de saúde mental, em seguida ela rola para baixo e para em trecho que diz o seguinte: A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), através de financiamento tripartite, de ações municipais e organizadas por níveis de complexidade.


CORTA PARA MICHELLE.


MICHELLE olha para o lado e vê o cartão que IGOR tinha lhe dado no dia anterior. Suspira, em seguida pega o seu smartphone, digita o número que está no cartão e faz a ligação.


Atendem a ligação.


MICHELLE
— Oi, eu gostaria de marcar uma consulta.


CENA 13 — EXT.DIA
CLIPE
A música de fundo da cena anterior continua até aqui.


Mostra o movimento da cidade no final de semana, uma praça com vários jovens universitários reunidos bebendo chimarrão, a bebida do estado. Termina mostrando a fachada da lanchonete Rock N’ Bar de uma visão aérea.


CENA 14 — INT.DIA
LANCHONETE ROCK N’ BAR.ESTABELECIMENTO


O local não está com muito movimento. AUGUSTA e FEH estão sentados perto da janela, conversando algo que não podemos ver, a câmera vai andando, mostrando LEONARDO e MIRIAM anotando pedidos de mesas diferentes e em seguida, quando terminam, vão até RENATA que está no caixa.


LEONARDO e MIRIAM entregam os pedidos para RENATA.


RENATA
[Pegando os pedidos]
— Obrigada.


RENATA entra na cozinha.


LEONARDO
[Para MIRIAM]
— Por favor, me diz que o Matheus conversou contigo.


MIRIAM ri.


MIRIAM
— Sobre ele conhecer a minha filha? Sim a gente conversou sobre isso, vamos fazer nesse domingo. Ele vai almoçar lá em casa e vai conhecer a Beatriz, e a minha mãe formalmente.


LEONARDO
— Pensei que já tivessem passado por essa fase.


MIRIAM ri dando de ombros.


CORTA para a mesa onde estão AUGUSTA e FEH.


FEH
[Sorrindo]
— Eu sei o que podemos fazer para tirar a Sabrina de sua cabeça enquanto ela pensa sobre a mãe.


AUGUSTA
— Ah é? O quê?


FEH entrega um folheto para AUGUSTA, é um panfleto sobre uma festa que aconteceria naquele final de semana.


AUGUSTA tenta sorrir ao observar o folheto, mas não consegue.


AUGUSTA
— Eu não sei, festa? [Entrega o folheto para FEH]


FEH
— Eu não acho que a Sabrina faça o tipo ciumenta possessiva, ela não ligaria de você passar uma noite se divertindo com o novo melhor amigo, certo? [Ri] É uma festa LGBT, ou seja, não vai ter tiroteio no final ou brigas por causa de cerveja e bucetas. [Sorri]


AUGUSTA ri, suspira.


AUGUSTA
— Ela não ficaria brava de eu sair uma noite, conheço ela. Tudo bem, vamos nessa festa.


FEH bate palmas, feliz.


CENA 16 — INT.NOITE
FESTA LGBT
Ao fundo está tocando uma batida eletrônica qualquer.


A cena abre mostrando a fachada da boate, em seguida corta para dentro do local.


FEH está animado por estar ali, AUGUSTA nem tanto. Os dois vão andando de mãos dadas entre a multidão, para não se perderem. A música está muito alta.


FEH
[Gritando para AUGUSTA]
— Eu vou comprar bebida, okay?


AUGUSTA faz uma expressão de quem não entendeu.


FEH
[Gritando]
— Bebida!


AUGUSTA
[Gritando]
— O quê?


FEH
[Gritando]
— Bebida, comprar!


AUGUSTA
[Gritando]
— Fala mais alto, caralho, eu não te escuto!


FEH segura AUGUSTA pelos ombros e a vira na direção do bar, em seguida aponto o dedo para lá. AUGUSTA faz um sinal de joinha e em seguida FEH vai para o bar.


AUGUSTA fica curtindo a música no meio das outras pessoas, tentando não pensar muito em SABRINA, dançando com um pouco de vergonha.


No bar, FEH entrega uma identidade falsa para o atendente, ele olha para o garoto, mas não diz nada.


FEH volta para AUGUSTA, com as bebidas em mãos, entrega um copo para a amiga. AUGUSTA bebe um gole, em seguida olha para o lado e vê dois rapazes bonitos olhando para FEH, ela ri da situação.


AUGUSTA cutuca FEH e em seguida aponta com a cabeça para os rapazes bonitos, FEH fica observando eles também, enquanto dança e bebe.


CORTA.


CENA 17 — INT.NOITE
FESTA LGBT


Está tocando uma versão remixada de Paradinha da Anitta.


AUGUSTA está sentada em um banco perto do bar, mexendo em seu celular. A câmera caminha pela multidão, então vemos FEH dançando com os dois rapazes bonitos da cena anterior, os três estão colados.


FEH sorrindo, já bêbado, seguro o rosto do GAROTO BONITO 1 e em seguida lhe dá um beijo, depois se vira para o GAROTO BONITO 2 e o beijam também. FEH no meio, enquanto o GAROTO BONITO 1 e o GAROTO BONITO 2 dão um beijo, depois disso os três dão um beijo triplo.


CORTA.


CENA 18 — INT.DIA
FESTA LGBT


Já é final da festa, está amanhecendo. Vemos AUGUSTA, FEH e os dois garotos bonitos.


FEH está digitando seu número no smartphone do GAROTO BONITO 1. Entrega o smartphone.


FEH
[Sorrindo]
— Me liga.


GAROTO BONITO 1
[Sorrindo]
— Eu vou sim.


GAROTO BONITO 1 Olha para FEH dos pés a cabeça, quer fazer mais do que beijar, mas saí de cena em seguida. AUGUSTA se aproxima de FEH.


AUGUSTA
— Vamos embora agora?


FEH
— Claro! E a Sabrina deu notícias?


AUGUSTA nega com a cabeça.


AUGUSTA
— Ela deve estar pensando ainda. [Suspira] De qualquer forma, vamos embora, eu quero deitar na minha cama e dormir.


FEH ri.


FEH
— Vem, vamos então.


Os dois caminham para a saída.


CENA 19 — INT.DIA
CASA DE MIRIAM.SALA DE ESTAR


A cena abre mostrando a fachada da casa, em seguida, corta para a sala de estar.


MIRIAM e MATHEUS estão sentados de frente para LAURA [Dira Paes], mãe de MIRIAM.


LAURA
[Para MATHEUS]
— Muito bom finalmente te conhecer pessoalmente, guri. [Pausa] Então, Matheus, o que você exatamente faz da sua vida?


MATHEUS
[Sorrindo, nervoso]
— Bem, agora eu estou só estudando mesmo. Para ser bem sincero, senhora, eu não tenho grandes planos como o meu irmão mais novo, porém, se eu pegar exército, vou tentar seguir carreira na base aérea.


LAURA sorri.


LAURA
— De qualquer forma, você já é melhor do que aquele Pedro. [Suspira]


MIRIAM ri.
LAURA levanta do sofá.


LAURA
— Eu vou para a cozinha, ver em que pé anda o almoço. [Pausa] Fique à vontade, hoje a casa também é sua.


LAURA sorrindo deixa a sala de estar.
MIRIAM levanta e segura a mão de MATHEUS.


MIRIAM
— Vem comigo, a Beatriz está no quarto.


MATHEUS SORRI.


CENA 20 — INT.DIA
CASA DE MIRIAM.QUARTO DE MIRIAM
Música de fundo: Wild Things de Alessia Cara


MATHEUS está sentado na cama, esperando. Vemos MIRIAM pegar BEATRIZ no colo, ela senta ao lado de MATHEUS e em seguida entrega a filha de 1 ano para o namorado.


MATHEUS sorri para a criança que está em pé sobre suas pernas, enquanto ri. MIRIAM fica observando a maneira com que MATHEUS e BEATRIZ estão se dando bem.


A câmera vai se afastando, mas focando no trio. Uma imagem calma e feliz, de uma provável família feliz.


FADE OUT.


FIM DO EPISÓDIO.

CONTINUA...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iron Woman | T01E07 - "Conspiração"