Caminho Único | T02E05: "Crenças"


Uma obra de: João Paulo Ritter


Ler no Google Drive / Baixar em PDF:

FADE IN


CENA 1 – EXT.DIA
CLIPE
Música de fundo: Don't Wanna Know de Maroon 5, Kendrick Lamar.


O clipe começa mostrando a amanhecer da cidade, mostrando o sol nascendo através dos morros, em seguida corta para a rodovia já movimentada com carros e ônibus levando os civis para mais um dia de trabalho. Começo de Outono, o frio típico do Rio Grande do Sul, começa a dar as caras.


A música termina de tocar gradativamente.


Termina mostrando a fachada da Escola Comunitária Caminho Único.


CORTA PARA:


CENA 2 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL


Abre mostrando uma dupla de alunas, figurantes, caminhando para o sentido da direita com braços cruzados e usando roupas mais típicas de inverno. A câmera segue essas duas alunas e para quando vemos RITA e SIMARA conversando em pé no pátio central.


Corta para um enquadramento mais de perto de RITA e SIMARA.
As duas estão conversando sobre mudanças no pátio da escola para o inverno.


RITA
[Para SIMARA]
— Sim, eu concordo, mas quanto não será gasto para cobrir os corredores externos? O pátio central, o pátio dos fundos…


SIMARA fica pensativa.


SIMARA
[Sorrindo]
— Podemos colocar como uma das brincadeiras da gincana arrecadação para isso, o grupo que conseguir arrecadar mais, ganha a competição e ainda vamos ter os outros.


RITA concorda com a cabeça, mas ainda com um pé atrás.


RITA
— Mas os materiais… Eu não sei Simara, ainda me parece muito caro.


SIMARA
— Diretora, meu tio pode fazer por um preço muito bom e não precisamos gastar com tijolo e cimento. Eu acho que vamos precisar de algumas coisas básicas, umas colunas de ferro e um teto também de ferro, prendemos tudo muito bem, vai ficar divino. [Rindo]


RITA fica olhando SIMARA, ainda avaliando a ideia.


RITA
— Vamos conversando melhor sobre isso, tudo bem?


SIMARA
[Sorrindo]
— Sim.


RITA sai em direção a diretoria, SIMARA a segue.


CENA 3 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CLUBE DO TEATRO


PROF. CLAÚDIA está organizando a tarefa que daria para os alunos naquela tarde e IGOR está a ajudando. Os dois estão em pé de frente para a mesa da professora.


PROF. CLAÚDIA
[Para IGOR]
— E a Serena? Ela não vem nos ajudar?


IGOR
— Ela costuma chegar tarde alguns dias, às vezes ela vem com o namorado. [Sorri]


PROF. CLAÚDIA
[Confusa]
— Namorado? Eu pensei que você fosse o naorado dela.


IGOR ri.


IGOR
— Não, não… [Nega com a cabeça] Quer dizer, a Serena é uma garota muito linda, porém ela não faz o meu tipo.


PROF. CLAÚDIA
[Sussurra]
— Entendi… Eu vou para a sala dos professores, coloca esses papéis dentro da gaveta para mim? Tenho medo de eles saírem de voando.


IGOR
[Sorrindo]
— Claro, pode deixar!


PROF. CLAÚDIA sai da sala, em seguida entra MICHELLE, vê IGOR e se aproxima dele.
IGOR vê MICHELLE e sorri involuntariamente.


MICHELLE
[Para IGOR]
— Aqui que é o clube do teatro?


IGOR afirma com a cabeça.


MICHELLE
[Sorrindo]
— Para fazer parte do clube de teatro eu tenho que fazer alguma audição? [Sorri] Tipo, como em Glee?


IGOR nega com a cabeça.


IGOR
— Não, não precisa… Ainda não estamos no limite de pessoas… Algumas deixaram no terceiro dia, só apareça aqui a tarde e vemos no que dá. [Sorri]


MICHELLE
[Sorrindo]
— Eu vou! Obrigada por… Me ouvir. [Ri]


MICHELLE dá as costas e sai da sala.

Em IGOR sorrindo olhando em direção a porta.




CENA 4 – INT.DIA

ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DE CONVIVÊNCIA

A cena abre com LEONARDO e RODRIGO entrando na sala de convivência. LEONARDO está tremendo de frio, então RODRIGO tira o seu casaco e entrega para o namorado. LEONARDO sorri e os dois dão um selinho.

LEONARDO
[Para RODRIGO, voz trêmula]
— Obrigado, mas você não vai ficar com frio?

RODRIGO ri.

RODRIGO
— Não meu amor, eu vivo aqui a minha vida toda… Estou acostumado com o clima.

RODRIGO beija a testa de LEONARDO e em seguida os dois caminham para a direita, a câmera os acompanha até eles chegarem no sofá onde está NÁDIA, AUGUSTA e MATHEUS que estão conversando sobre a gincana.

RODRIGO
[Sorrindo]
— Bom dia meus amigos!

LEONARDO
[Sorrindo, com frio]
— Bom dia gente. [Sorri]

LEONARDO fica abraçado em RODRIGO.
NÁDIA, MIRIAM e MATHEUS acenam sorrindo para os dois amigos e continuam a conversa.

NÁDIA
— Estou louca para a tarefa dessa semana da gincana, já sei até o que vou faze. [Sorri animada]

RODRIGO
[Curioso]
— Qual era a tarefa dessa semana?

MATHEUS
[Para RODRIGO]
— Apresentar e falar sobre uma cultura ao redor do mundo. [Sorri]

NÁDIA
— Falar, não vestir… Isso poderia ser apropriação cultural, é um campo de muita discussão… Estou pensando em usar a cultura africana, já que é muito pouco falada.

AUGUSTA
[Para NÁDIA]
— Se a gente usar também a mitologia … [Animada] Vamos pensar em como vamos fazer!

EM NÁDIA SORRINDO.

CENA 5 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO DOS FUNDOS

SABRINA está conversando com uma garota, GAROTA Nº1 sobre algum trabalho de história para ser entregue naquela semana.

SABRINA
[Sorrindo]
— Obrigada pela ajuda.

GAROTA Nº1
[Sorrindo]
— Sempre que precisar.

SABRINA se despede da GAROTA Nº1 e em seguida caminha para o corredor que leva para o pátio central. SABRINA ouve RAFAEL e seus  amigos, ela olha para o lado e fica parada.

Pelo ponto de vista de SABRINA, vemos RAFAEL e dois amigos incomodando um garoto, FEH, que está sentado a uma das mesas de concreto. RAFAEL pega o seu caderno e em seguida joga no chão, rindo e um dos garotos chuta a mochila de FEH, ameaçam que vão bater nele, mas não fazem. Rindo, RAFAEL e seus amigos se afastam e se aproximam da câmera, RAFAEL encara a câmera e em seguida os três vão em direção ao pátio central.

CORTA PARA SABRINA indo até FEH, o ajudando a recolher suas coisas. Os dois colocam tudo sobre a mesa.

SABRINA sorri de forma amigável para FEH.

SABRINA
— Está tudo bem com você? Eu posso chamar alguém para te ajudar se quiser.

FEH nega com a cabeça.

FEH
— Não, mas obrigado… Mas não ia adiantar nada… [Sorri amarelo]

EM SABRINA olhando preocupada para FEH.

FADE OUT.

FADE IN.

CENA 6 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 3º ANO.CORREDOR

MICHELLE, sorrindo está indo para a sua sala da aula, quando no fundo vemos SERENA entrando no corredor, ela sorri e corre até MICHELLE e fica em sua frente, impedindo a sua passagem.

MICHELLE
— Oi Serena. [Sorri amarelo, sem paciência]

SERENA
[Sorrindo]
— Queria te convidar a se juntar ao novo clube do qual faço parte, hoje de tarde… Mas espera aí, acho que não vai dar porque, talvez… Só talvez, de tarde você vai ter que matar outro bebê. [Dá de ombros]

MICHELLE fica encarando SERENA, segurando sua raiva.

MICHELLE
— Pena que você não é um né… De qualquer forma, eu não poderia mesmo porque hoje vou me juntar ao clube de teatro, com licença que eu tenho aula.

MICHELLE sorri e sai rapidamente, SERENA a segue com os olhos e cruza seus braços observando MICHELLE entrar em sua sala de aula.

EM SERENA COM RAIVA.

CENA 7 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES

AUGUSTA está conversando com LEONARDO e MIRIAM na arquibancada da esquerda, na quadra a equipe está se reunindo junto com AMANDA para o treino.

AUGUSTA
[Para LEONARDO]
— Uma pena que você deixou a equipe… Você era bom.

LEONARDO
[Sorrindo]
— Eu sei, mas… A necessidade de dinheiro falou mais alto. [Ri]

AMANDA assopra o seu apto.
AUGUSTA olha para trás e em seguida volta a olhar para LEONARDO e MIRIAM.

AUGUSTA
— Eu tenho que ir agora.

MIRIAM
— Ah tudo bem. Porque Leo e eu temos que ir para lanchonete Rock N’ Bar, pois o nosso trabalho está chamando.

AUGUSTA
— Então a gente se vê mais tarde.

LEONARDO
— Claro!

AUGUSTA cena sorrindo para LEONARDO e MIRIAM, em seguida corre para a quadra.
LEONARDO e MIRIAM levantam do banco e caminham para fora da quadra de esportes.

CENA 8 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CLUBE DO TEATRO

PROF. CLÁUDIA está em pé de frente para aos alunos que estão organizados em um círculo, está falando sobre a construção de um roteiro para teatro.

SERENA está no fundo da sala, sentada em uma mesa. MICHELLE está sentada no outro lado da sala, com os alunos e IGOR está sentado na frente.

PROF. CLÁUDIA
[Sorrindo]
— Bom, eu vou voltar a falar com vocês sobre roteiro quando for decidido a peça que apresentaremos no final do ano… Agora, vamos afastar as cadeiras para um exercício de atuação.

Todos levantam e começam a arrumar a sala.

EM SERENA, levanta da mesa onde está sentada e caminha até MICHELLE, com fúria. SERENA cruza seus braços quando fica frente a frente com sua ex-amiga.

SERENA
[Encarando MICHELLE]
— Está aqui só para me irritar, não?

MICHELLE olha confusa para SERENA.
Todos param o que estavam fazendo para assistir a cena.

MICHELLE
— Do que está falando? Eu nem sabia que você estava aqui.

SERENA ri debochada, em tom alto.

SERENA
— Você quer revidar pelo que fizemos ano passado, quando você amarelou e entregou Rafael e eu para a diretora.

MICHELLE
— A gente passou dos limites… Com as brincadeiras na internet e com o que fizeram comigo… [MICHELLE segura o choro] Você não sabe a pressão que vocês jogaram nos meus ombros.

SERENA olha para PROF. CLÁUDIA e IGOR.

SERENA
— Eu estou deixando o clube… [Olha para MICHELLE, com nojo] Não quero ficar perto dessa putinha aborteira.

SERENA deixa a sala, batendo seu ombro em MICHELLE.

EM MICHELLE NERVOSA, SEGURANDO SEU CHORO.

FADE OUT.

FADE IN.

CENA 9 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CLUBE DO TEATRO

Somente MICHELLE está na sala, sentada em uma cadeira.
IGOR entra na sala segurando um copo, senta ao lado da garota e lhe entrega o copo de água. MICHELLE sorri em agradecimento e bebe a água.

IGOR
[Preocupado]
— Vo-você está bem?

MICHELLE afirma com a cabeça e em seguida levanta da cadeira.

IGOR
— Para onde você vai?

MICHELLE
— Para a minha casa, estou precisando de um descanso. [Sorri]

IGOR fica observando MICHELLE, querendo falar algo, mas fica em silêncio.

MICHELLE deixa a sala do clube.

EM IGOR.

CENA 10 – EXT.DIA
CLIPE
Música de fundo: Ruídos da cidade.

Mostra a cidade de uma vista aérea, durante o dia. Corta para a rodovia movimente durante a noite e ficando cada vez menos conforme o tempo vai passando com a velocidade aumentada.
Corta para a fachada da Escola Comunitária Caminho Único, já de dia.

CENA 11 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BANHEIRO FEMININO

AUGUSTA e NÁDIA estão terminando de se arrumar para a tarefa da gincana, NÁDIA está vestindo um longo vestido com estampa africana e um turbante, sua maquiagem tem tons mais escuros. AUGUSTA está vestindo uma roupa simples que lembra um pouco o Antigo Egito, assim como sua maquiagem e adereços lembra a rainha Cleópatra.

SERENA entra em cena, ela fica observando as duas.

SERENA
— O que estão fazendo?

AUGUSTA
— É para a tarefa da gincana, vamos falar sobre a cultura africana.

SERENA
— Eu ajudo… Quero usar algo igual ao que a Nádia está usando. [Cruza os braços e sorri]

NÁDIA ri.

NÁDIA
[Rindo]
— Não, você não pode… Você é branca.

AUGUSTA fica em silêncio, continuando a sua maquiagem.

SERENA
— Oi?

AUGUSTA
[Olhando se reflexo no espelho]
— Poderiam falar que é apropriação cultural, não queremos nenhum tipo de polêmica.

SERENA
[Apontando para AUGUSTA]
— Você está vestida como a Cleópatra, isso é apropriação também.

NÁDIA
— Os avós da Augusta são negros, por parte de mãe…

SERENA
[Dando de ombros]
— Isso não faz sentido…

SERENA sai do banheiro.
NÁDIA e AUGUSTA continuam com o que estavam fazendo.

CENA 12 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL

A cena abre mostrando AUGUSTA e NÁDIA fazendo sua apresentação sobre a cultura africana na gincana da escola. Mostra RITA, SIMARA e MARIA assistindo a apresentação entre os vários grupos de alunos.

MARIA está com uma expressão de nojo observando NÁDIA e AUGUSTA, principalmente pelas roupas que estão usando.

AUGUSTA
[Lendo um papel]
— […] As manifestações culturais africanas sofreram uma intensa destruição pelos regimes coloniais, o que leva as culturas africanas modernas ao embate com o nacionalismo árabe e ao imperialismo europeu.

NÁDIA
[Sorrindo]
— E das culturas tradicionais, muito delas que citamos aqui se difundiram pelo continente africano. Especialmente devido aos fluxos migratórios pela África.

APLAUSOS.
RITA se aproxima de NÁDIA e AUGUSTA.

RITA
[Sorrindo]
— Isso foi muito bom meninas e também muito explicativo, desde da parte da religião até tudo… [Olha para os outros alunos] Agora, vamos receber a dupla do segundo ano que vai apresentar a cultura germânica.

APLAUSOS.

AUGUSTA e NÁDIA deixam o centro do pátio.

EM MARIA OLHANDO AUGUSTA E NÁDIA.

CENA 13 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BIBLIOTECA

MICHELLE está sentada a uma mesa, estudando para uma prova importante com toda a concentração que conseguia colocar naquele momento.

MOSTRA IGOR entrando na sala, sua mochila está em suas costas e sua expressão está calma.

PELO PONTO DE VISTA DE IGOR: vemos MICHELLE sentada a mesa de novo.

IGOR se aproxima rapidamente de MICHELLE e senta ao lado dela. MICHELLE olha de vagar para IGOR.

IGOR
[Olhando MICHELLE]
— Oi… Ahm, eu estava querendo… Falar com você.

MICHELLE fica observando IGOR.

MICHELLE
[Confusa]
— Por quê?

IGOR
— O que aconteceu… Entre você e a Serena, aconteceu alguma coisa, tipo, pela cena ontem no clube de teatro.

MICHELLE
— Me desculpe, mas eu não me sinto confortável em conversar sobre isso… Ainda mais com você, a gente mal se conhece.

MICHELLE levanta da cadeira.

IGOR
[Olhando para MICHELLE]
— Espera!

MICHELLE fica parada, suspira e em seguida olha para IGOR.

IGOR
[Cont’]
— Eu preciso saber… Serena me ajudou com o clube de teatro e agora ela nem fala mais comigo.

MICHELLE nega com a cabeça.

MICHELLE
[Olhando para IGOR]
— Sinto muito, mas eu não consigo…

MICHELLE sai da biblioteca.

EM IGOR PENSATIVO.

CENA 14 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DE CONVIVÊNCIA

MATHEUS, RODRIGO e SABRINA estão sentados no sofá perto da janela, conversando sobre as ações de RAFAEL nas últimas semanas. Outros alunos estão ali dando um tempo e outros na frente do computador.

SABRINA
[Para RODRIGO]
— Mas não tem mesmo como a gente dar um jeito no Rafael?

RODRIGO
[Para SABRINA]
— Eu realmente não quero me meter em uma briga no meu último ano…

SABRINA olha para MATHEUS.
MATHEUS ergue seus braços para cima, tirando o seu de reta.

MATHEUS
— Se não envolve o meu irmão, não tem motivos para eu me meter…

SABRINA bufa, está brava. Levanta do sofá, a câmera a acompanha até a porta onde AUGUSTA e NÁDIA estão entrando na sala, SABRINA passa por AUGUSTA sem falar nada.

AUGUSTA
[Para NÁDIA]
— Vou ver o que aconteceu com ela… [Suspira]

AUGUSTA vai atrás de SABRINA.
NÁDIA vai até MATHEUS e RODRIGO.

NÁDIA
— O que aconteceu com a Sabrina? Ela parecia brava…

MATHEUS
— Ela está… Por causa do Rafael, ela o viu incomodando aquele garoto do segundo ano, Feh [Para RODRIGO] é esse o nome, não é?

RODRIGO afirma com sua cabeça.

MATHEUS
[Cont’]
— Enfim, a Sabrina ficou com pena e queria que a gente encontrasse uma maneira de ajudá-lo. Bem, na verdade, ela queria que a gente desse uma surra no Rafael, porém… [Dá de ombros]

EM NÁDIA.

CENA 15 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A1

SABRINA está caminhando com fúria para o pátio central, quando AUGUSTA a alcança e fica em sua frente. SABRINA cruza seus braços, ainda brava.

AUGUSTA
— O que aconteceu? Te fizeram alguma coisa?

SABRINA fica em silêncio, desvia seu olhar.

AUGUSTA
— Sabrina, você está me deixando preocupada, guria.

SABRINA olha para AUGUSTA e em seguida começa a ficar mais calma.

SABRINA
— Podemos chamar aquele garoto do segundo ano… O Feh, para nosso ciclo de amizades?

AUGUSTA
[Confusa]
— Claro meu amor… Podemos, mas qual seria o motivo?

SABRINA
— Rafael…

AUGUSTA entende.

AUGUSTA
— Não precisa falar mais nada, amor… Vamos falar com ele.

AUGUSTA cruza seu braço com o de SABRINA e as duas saem andando.

CENA 16 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DE CONVIVÊNCIA

CONTINUAÇÃO DA CENA 14.

RODRIGO, MATHEUS e NÁDIA estão conversando sobre alguma série, estão rindo e se divertindo.

NÁDIA
— Eu acho que a série voltou melhor do que de quando acabou, ainda bem que esqueceram aquele final horrível onde Will e Grace acabam se separando.

MATHEUS
— Eu só assisto porque a Miriam e o meu irmão me obrigaram. [Ri]

RODRIGO ri também, entendendo a situação de MATHEUS em relação com LEONARDO.

MOSTRA MARIA entrando na sala, ela vê NÁDIA com os garotos e se aproxima rapidamente do trio.

MARIA
[Para NÁDIA]
— Você não tem vergonha? Sua noiva de satanás.

NÁDIA para de rir, RODRIGO e MATHEUS também, eles ficam observando MARIA, estão confusos com a maneira da garota se referir a NÁDIA.

NÁDIA
— Do que você está falando?

MARIA
— Da sua apresentação para a tarefa da gincana…

RODRIGO e MATHEUS trocam olhares confusos.

NÁDIA
[Confusa]
— Mas o que eu fiz de errado?

MARIA
— Doutrinação! Foi isso que você fez quando falou sobre a religião pagã do seu povo…

NÁDIA levanta do sofá, encarando MARIA cara a cara, tomou a liberdade de se sentir ofendida.

NÁDIA
— Meu povo sim… Meu povo com o qual o seu possui uma dívida histórica.

MARIA ri alto.

MARIA
— Se eu vir você mais uma vez fazendo doutrinação pagã nessa escola, vou ter que levar o caso para a diretora.

MARIA olha NÁDIA dos pés a cabeça, dá as costas e em seguida deixa a sala de convivência.

RODRIGO
[Para NÁDIA]
— Vai fazer alguma coisa?

NÁDIA suspira, sorri.

NÁDIA
— Não, deixa quieto… Eu lido com gente como ela o tempo todo.

CENA 17 – INT.DIA
LANCHONETE ROCK N’ BAR.ESTABELECIMENTO

LEONARDO está atendendo uma mesa, no fundo vemos MIRIAM entregando os pedidos a outra e RENATA no caixa. IGOR entra e quando vê LEONARDO se afastando da mesa que acabou de pegar os pedidos, vai até ele o mais rápido que pode.

IGOR
[Para LEONARDO]
— Cara, eu preciso falar contigo.

LEONARDO
[Sem olhar para IGOR, andando]
— Eu não te conheço… [Observa IGOR] Não é o garoto do primeiro ano que reabriu o clube do teatro?

IGOR
[Andando com LEONARDO]
— Eu preciso te perguntar uma coisa e me falaram que você poderia contar a história direito, sobre o ano passado… Michelle e Serena.

LEONARDO para de andar quando chega no caixa, entrega para RENATA o pedido da mesa.

LEONARDO
[Para RENTA]
— Posso ter dez minutos de intervalo?

RENATA
— Cinco.

RENATA entra na cozinha.
LEONARDO olha para IGOR.

LEONARDO
— Vem comigo.

LEONARDO sai o mais rápido que pode dali, IGOR também o segue o mais rápido que consegue.

CENA 18 – EXT.DIA
LANCHONETE ROCK N’ BAR.FUNDOS

LEONARDO sai pela porta dos fundos, em seguida vem IGOR. LEONARDO fica parado em frente a IGOR, esperando.

IGOR
— Então, o que aconteceu o ano passado entre Michelle, Serena e aparentemente… Você.

LEONARDO
— Qual o seu motivo? Por que quer saber disso? Já tem muita gente pegando no pé da Michelle por causa disso, eu não quero ser o responsável por deixar pior.

IGOR
— De alguma forma entrei no meio e preciso saber quem fez o quê.

LEONARDO suspira.

LEONARDO
— Certo… No ano passado, Michelle não gostava muito de mim e como ela era muito superamiga da Serena, as duas aprontaram para minha amiga, Nádia, e eu… Mas saiu muito do controle da Michelle… Porque a Serena e o namorado dela, Rafael, partiram para ataques virtuais contra várias outras pessoas…

LEONARDO fica olhando IGOR.

IGOR
— Continua…

LEONARDO
— Certo… Em um resumo, Michelle ficou grávida e abortou em segredo… Mas quando ela entregou Serena e o namorado para a diretora, eles se vingaram e espalharam para a escola toda sobre o aborto que ela fez… [Olha estranho para IGOR] Como você não sabe? Toda a escola… A cidade inteira, internet, só se falou nisso por um tempo.

IGOR dá de ombros.
LEONARDO suspira.

LEONARDO
— Eu tenho que voltar ao trabalho.

IGOR
[Sorrindo]
— Obrigado pela ajuda.

LEONARDO sorri amarelo e entra na lanchonete.

EM IGOR, pensando o que vai fazer dali em diante com a informação da história que queria tanto saber.

CENA 19 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A1

NÁDIA, RODRIGO e MATHEUS passam conversando e rindo, ao fundo podemos ver MARIA com outras três garotas, dá para perceber que ela estava observando NÁDIA quando a mesma passou com seus amigos.

A expressão no rosto de MARIA é neutra. A câmera fica nela, sua expressão vai mudando para algo próximo a tristeza, então MARIA abaixa seu rosto e volta a prestar atenção em suas amigas, mudando mais uma vez sua expressão, querendo esconder algum sentimento profundo.

FADE OUT.

FADE IN.

CENA 20 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CLUBE DO TEATRO

SERENA e IGOR estão conversando sobre MICHELLE, SERENA está brava.
PROF. CLÁUDIA está no fundo, sentada a sua mesa e ouvindo a discussão.

IGOR
— Me desculpe, Serena, mas se ela quer entrar no clube do teatro, eu não posso expulsá-la… Ainda mais se ela o escolheu para recomeçar.

SERENA ri.

SERENA
— Você também vai cair nessa de que ela está com depressão porque ninguém mais fala com ela depois do aborto?

IGOR
— Minha mãe teve depressão e quase se matou… Eu assisti como isso a afetou de diversas formas… Mesmo que ela não esteja com a doença de fato, a sua saúde mental não pode estar nas melhores condições e eu quero ajudá-la… Se vocês eram tão amigas, deveria também.

SERENA nega com a cabeça.

SERENA
— Não… Eu não vou ficar ouvindo isso. Boa sorte com seu clubinho, duvido que dure mais um dia sem mim.

SERENA dá as costas e sai.

PROF. CLÁUDIA
— Você fez o certo…

IGOR suspira.

IGOR
— Também prefiro pensar assim.

EM PROF. CLÁUDIA sorrindo para IGOR.

FIM DESSE EPISÓDIO.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iron Woman | T01E07 - "Conspiração"