Caminho Único | T02E04: "Eu Quero Rock!"


Uma obra de: João Paulo Ritter


Ler no Google Drive / Baixar em PDF:

CENA 1 – EXT.DIA

LANCHONETE ROCK N’ BAR.FACHADA
Música de fundo: Para Cosas Buenas de Erreway

LARA e RENATA [Gisele Frade] estão de frente a lanchonete, RENATA está colocando uma placa na gigantesca janela da frente.

CLOSE NA PLACA: “PRECISAMOS DE FUNCIONÁRIOS”

RENATA
[Sorrindo olhando para a lanchonete]
— Espero que os candidatos apareçam logo.

LARA
[Sorrindo]
— Eles vão sim mana, ainda mais porque é ao lado da escola… Tenho certeza que alguns alunos vão vir aqui tentar uma vaga.

RENATA ri.

RENATA
— Adolescentes… [Olha LARA] Falando em escola, você não tem que ir? Não é porque mora perto que tem que chegar em cima da hora.

LARA abraça a irmã.

LARA
— Até mais tarde!

LARA sai correndo em direção a escola.

CENA 2 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CLUBE DO TEATRO

IGOR está organizando a sala para abrir o clube durante o período da tarde, está bem animado com isso.

SIMARA entra em cena, observando o garoto trabalhar.

SIMARA
[Sorrindo]
— Parece que você tem bastante animo para isso, hein? [Cruza os braços] Gosta de teatro?

IGOR se aproxima sorrindo.

IGOR
— Não só de teatro, mas cinema e séries… Tudo que possa englobar atuação e escrita. [Sorri] Eu queria dizer, muitíssimo obrigado por me deixarem reabrir o clube de teatro.

SIMARA
— Tudo bem, a diretora Rita aprova qualquer coisa que possa ajudar os outros alunos a ficarem longe das ruas até se formarem. [Ri] Desejamos sorte para você e a professora que vai te ajudar… Igor, certo?

IGOR
— Sim, sim… Esse é meu nome. [Sorri]

SIMARA
[Sorrindo]
— Boa sorte, Igor.

SIMARA sai da sala.
IGOR continua arrumando tudo com animação.

A MÚSICA QUE COMEÇA NA CENA 1 TERMINA AQUI.

FADE OUT.




FADE IN.


CENA 3 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES


Os alunos estão reunidos na arquibancada da esquerda, em frente aos adolescentes estão a diretora RITA e SIMARA. A diretora está conversando sobre a gincana interdisciplinar que começaria naquela semana.


RITA
[Microfone]
— Essa semana vamos dar início a gincana anual da escola. Vão ser atividades que vão se estender até o final do segundo trimestre. Envolvendo ciências naturais e humanas, linguagens e muito mais.


MIRIAM e LEONARDO sentados na fileira do meio da arquibancada, RODRIGO, MATHEUS, SABRINA, AUGUSTA e NÁDIA estão na cena também, reunidos nessa ordem.


LEONARDO
[Sussurrando para MIRIAM]
— Você viu que a lanchonete nova já abriu? Estão contratando funcionários.


MIRIAM sorri para LEONARDO.


MIRIAM
[Sorrindo]
— É a oportunidade que estávamos procurando…


MATHEUS
[Entrando no meio da conversa]
— Do que vocês estão falando?


RODRIGO
[Sussurrando para MATHEUS]
— Estão falando da lanchonete nova que abriu, acho que eles vão tentar trabalhar lá.


MATHEUS olha para MIRIAM e LEONARDO, sem entender.


MATHEUS
[Confuso]
— Por quê?


LEONARDO
— Porque a gente quer dinheiro…


MIRIAM ri.


MIRIAM
[Sussurrando para MATHEUS]
— Depois eu converso melhor com você.


MATHEUS volta a olhar para frente.
LEONARDO suspira.


SOM DO SINAL DA ESCOLA TOCANDO.
CORTA PARA:


CENA 4 — EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CLUBE DO TEATRO


IGOR está em pé a mesa perto do quadro, lendo um livro, ambiente calmo. SERENA entra na sala, observando com sua sobrancelha arqueada e sorri quando vê IGOR, bate na porta. IGOR olha rapidamente para frente.


SERENA
— Ninguém chegou ainda?


IGOR ri e em seguida levanta, sorrindo meio amarelo.


IGOR
— As pessoas se inscreveram, mas eu acho que ainda não tiveram coragem de dar as caras. [Dá de ombros]


SERENA
— Eu estou aqui. [Sorri] O que vamos fazer… O que você entende de teatro?


IGOR
— Então, a professora de literatura que vai me ajudar com o clube, ela aceitou, mas também se atrasou um pouco.


SERENA senta em uma das cadeiras arrumadas em círculo.


SERENA
[Sorrindo]
— Vamos esperar por ela.


Em IGOR sorrindo.


CENA 5 — EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES


Em AMANDA, surpresa ao saber que SERENA e LEONARDO não participariam do treino naquele dia, principalmente SERENA que tinha abandonada a equipe sem mais e sem menos.


AMANDA
— O quê? Vamos como vamos seguir com o ensaio?


AUGUSTA encolhe os ombros, sem saber o que dizer.
AMANDA suspira e se afasta do centro da quadra, onde toda a equipe estava reunida. AUGUSTA corre até a professora.


AUGUSTA
[Preocupada]
— Professora, está tudo bem?


AMANDA sorri para AUGUSTA, mas sem convencer aluna.


AMANDA
— Sim, está tudo bem. Vamos ensaiar.


AMANDA vai em direção a equipe.
Em AUGUSTA preocupada.


CENA 6 – INT.DIA
LANCHONETE ROCK N’ BAR.ESTABELECIMENTO


O estabelecimento está cheio para as entrevistas de emprego. Um grupo misto de jovens adultos e adolescentes, reunidos pelas mesas e segurando seus currículos. LEONARDO e MIRIAM estão em uma mesa perto da janela onde a placa de “Precisamos de funcionários” se encontra.


RENATA e o garoto que estava em entrevista saem da cozinha. O garoto sai direto para a porta, RENATA olha para a ficha que está segurando e em seguida chama o próximo.


RENATA
[Sorrindo]
— Alessandra Magno.


Uma garota negra levanta de uma das mesas do centro e vai em direção a RENATA. Elas se cumprimentam e em seguida entram para a cozinha.


Em MIRIAM olhando para LEONARDO.


MIRIAM
[Sussurrando]
— Eu acho que estou ficando nervosa…


LEONARDO
[Sussurrando]
— Calma, garota… Eu estou com esse sentimento de que vamos conseguir esses empregos. [Sorri] Vai por mim, os nossos planos vão dar todos certos.


MIRIAM
[Sussurrando]
— Bem, depois de conseguir o emprego o próximo passo é pensar na Beatriz… Eu tenho uma filha, Leonardo, como vou fazer faculdade em outro estado?


LEONARDO sorri.


LEONARDO
— Cada pensamento em seu tempo, certo? … Por enquanto, o plano é o seguinte, no primeiro ano você vai sem a sua filha, depois que a gente se ajeitar direitinho… Buscamos ela.


MIRIAM
— Eu não posso fazer isso… Eu acho que isso de fazer faculdade em São Paulo, no final das contas, não vai ser uma boa ideia.


LEONARDO nega com a cabeça.


LEONARDO
— Você disse que não quer ficar presa nessa cidade para sempre… Então, acho que ninguém quer… Vamos por partes, certo?


MIRIAM tenta sorrir.


LEONARDO
— Olha, eu também tenho vários pés atrás com essa ideia… Como, por exemplo, o Rodrigo… Tudo está tão ótimo que eu não quero ter que terminar o namoro.


MIRIAM
— Vai ser preciso?


LEONARDO
— Miriam… Já dizia o ditado, namoro a distância é igual orelha de touro, longe do rabo e perto do chifre. [Sorri]


MIRIAM
[Rindo]
— Quem possuiu você?


RENATA
[Voz]
— Miriam Silva?


MIRIAM levanta da mesa.


MIRIAM
[Para LEONARDO]
— Me deseje boa sorte…


MIRIAM dá as costas e sai rapidamente sem dar tempo de LEONARDO dizer algo.


LEONARDO
[Observando MIRIAM se afastar]
— Boa… Sorte…


CENA 7 – INT.DIA
LANCHONETE ROCK N’ BAR.COZINHA


MIRIAM está sentada de frente para RENATA.
RENATA termina de ler o currículo de MIRIAM e solta sobre a mesa.


RENATA
[Olhando MIRIAM]
— Então, me conte mais sobre você. [Sorri]


MIRIAM
— Bem, eu vou fazer 18 anos esse ano e estou no segundo ano do ensino médio.


RENATA
[Interrompendo MIRIAM]
— No segundo ano?


MIRIAM ri nervosa.


MIRIAM
— Sim, sim… Eu acabei perdendo o meu primeiro ano na escola.


RENATA fica curiosa.


RENATA
— E por quê?


MIRIAM
[Nervosa]
— Bem, eu engravidei no primeiro ano e acabei repetindo o ano passado.


RENATA
[Séria]
— Então você é mãe?


MIRIAM afirma balançando a cabeça.


MIRIAM
— Eu não me arrependo de ter dado a luz para a minha filha, só de ter namorado o pai dela duas vezes. [Ri]


RENATA ri junto.


RENATA
— Pretende fazer faculdade?


MIRIAM
— Sim, esse é um dos motivos pelo qual eu estou aqui. [Sorri] Não quero depender da minha mãe para sempre e ao mesmo tempo quero poder dar do bom e do melhor para a minha filha.


Em RENATA sorrindo.


CENA 8 – INT.DIA
LANCHONETE ROCK N’ BAR.COZINHA


LEONARDO sentado de frente para RENATA. A cena abre com os dois rindo de alguma coisa que LEONARDO disse, parecem ter se dado muito bem.


RENATA para de rir aos poucos.


RENATA
— Você é ótimo, Leonardo… [Suspira] Acho que a nossa entrevista termina aqui. Até sexta-feira eu entro em contato… Se eu não entrar, infelizmente, você já sabe.


LEONARDO concorda balançando sua cabeça, mas ele está confiante que vai ficar com o emprego.


RENATA levanta da cadeira e LEONARDO também, os se abraçam e em seguida RENATA o guia até a porta.


CENA 9 – INT.DIA
LANCHONETE ROCK N’ BAR.ESTABELECIMENTO


RENATA e LEONARDO saem da cozinha.


LEONARDO corre até MIRIAM, os dois se abraçam, RENATA fica observando os dois de longe.


MIRIAM
[Sussurrando]
— Como você acha que foi?


LEONARDO
[Sorrindo, sussurrando]
— Eu acho que fui muito bem… E você?


MIRIAM suspira.


MIRIAM
— Eu não sei ao certo, mas acho que fui bem também.


LEONARDO
[Sussurrando]
— Nós dois vamos conseguir esse emprego!


LEONARDO e MIRIAM se abraçam.


FADE OUT.


FADE IN.


CENA 10 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CLUBE DO TEATRO


IGOR e SERENA estão na sala, já passou do horário que o clube deveria ficar aberto. IGOR está emburrecido, SERENA em um canto mexendo em seu smartphone.


CLÁUDIA [Clarisse Falcão], professora de literatura, entra em seguida.


CLÁUDIA
— Desculpem o atraso, eu estava corrigindo algumas provas e… [Observa melhor a sala] Cadê o resto?


SERENA olha para a professora, mas fica em silêncio.
IGOR levanta da cadeira que estava sentado e dá de ombros.


IGOR
— Ninguém quis vir… Eu sou um desastre porque pensei que isso daria certo?


CLÁUDIA
— Calma, Igor… Olha, Deve existir um motivo para os alunos não terem comparecido ao primeiro dia do clube.


SERENA revira os olhos e em seguida levanta e se aproxima de IGOR e da professora.


SERENA
— Eu acho que vocês dois não falaram o suficiente do clube… E também, clube do teatro? Porque não Clube do Drama? É bem mais chamativo…


IGOR nega com a cabeça.


IGOR
— Isso fica estranho em português… E eu fiz a panfletagem do grupo.


SERENA
— Seus panfletos eram horríveis.


IGOR
— Então faça melhor.


SERENA
[Sorrindo]
— Esperem por amanhã, vou fazer melhor…


SERENA sorrindo deixa a sala.
Em IGOR sério.


CENA 11 – EXT.NOITE
CLIPE
Música de fundo: Te Quiero Más de TINI feat. Nacho


Anoitecer na cidade visto pelo morro que forma uma divisa natural entre Santa Maria e a cidade vizinha. Em seguida, já de noite, corta para a fachada da casa de LEONARDO e MATHEUS.


CENA 12 – INT.DIA
QUARTO DE LEONARDO


LEONARDO está estudando, quando o seu smartphone começa a chamar, antes de atender ele vê o número, mostra a tela e o número de MIRIAM, ele atende.


LEONARDO
[Ao telefone]
— Miriam? Aconteceu alguma coisa?


MIRIAM
[Voz, animada]
— Eu tinha que ligar para você… A Renata, da lanchonete, acabou de falar comigo por telefone.


LEONARDO levanta da cadeira rapidamente, animado.


LEONARDO
[Ao telefone]
— E aí?


MIRIAM
[Voz, animada]
— Ela me contratou, eu começo amanhã!


LEONARDO fica em silêncio.


MIRIAM
[Voz]
— Leonardo?


LEONARDO
[Ao telefone]
— Isso é incrível… Parabéns, você totalmente merece isso. [Sorri amarelo]


MIRIAM
[Voz]
— Obrigada, acho que é melhor eu desligar… Se ela ligou para mim, quem sabe, daqui a pouco ela ligue para você.


LEONARDO
[Ao telefone]
— Verdade… [Ri] Até amanhã, Miriam, beijos…


MIRIAM
[Voz]
— Beijos.


LEONARDO encerra a ligação. Olha para os lados, parece estar triste e em seguida senta em sua cama.


CENA 13 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 1º ANO.CORREDOR


IGOR está bebendo água do bebedouro, ao fundo vemos SERENA se aproximando devagar segurando um bolo de papéis. IGOR termina de beber água e olha para o lado, fica parado esperando SERENA se aproximar.


SERENA sorrindo para em frente a IGOR e lhe entrega um panfleto.
IGOR observa a propagada do clube de teatro e sorri, se dando por vencido. O panfleto fazia referências a filmes, séries e novelas famosas.


IGOR
[Sorrindo para SERENA]
— Ficou melhor do que o meu, você vez o que disse que faria, meus parabéns.


SERENA
[Sorrindo]
— Eu sei, as pessoas gostam de referências em coisas relacionadas a teatro, cinema e televisão. [Sorri]


IGOR
— Acha mesmo que dessa vez vai funcionar?


SERENA
— Claro, então esteja na sala do clube do teatro.


SERENA dá as costas e sai.
Em IGOR sorrindo.


CENA 14 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO DOS FUNDOS


MIRIAM e MATHEUS estão sentados a uma das mesas de concreto. MIRIAM está terminando de fazer seu dever de casa e MATHEUS está lendo um livro de educação física.


Corta para LEONARDO e RODRIGO chegando ao pátio dos fundos. Pelo ponto de vista de LEONARDO vemos MIRIAM e MATHEUS. LEONARDO para de andar.
Volta para LEONARDO e RODRIGO.


RODRIGO
[Para LEONARDO]
— O que foi?


LEONARDO
— Eu não sei se quero ver a Miriam…


RODRIGO
[Confuso]
— Por quê? [Ri, mas logo para] Vocês brigaram?


LEONARDO nega com a cabeça.


LEONARDO
— Não é isso… [Sorri, sem convencer RODRIGO] Vamos para a sala de convivência? Ou a biblioteca.


RODRIGO concorda com a cabeça, de mãos dadas os dois saem dali.
Em MIRIAM que, agora sabemos, estava observando e viu LEONARDO hesitar se aproximar dela.


CENA 15 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CLUBE DO TEATRO


Acompanhamos o ponto de vista de IGOR, chegando na sala do clube de teatro com um grupo considerável de alunos.
Corta para IGOR surpreso.


SERENA se aproxima de IGOR, ela está sorrindo orgulhosa dela mesma.


SERENA
[Sorrindo]
— Eu disse que daria certo, obrigada de nada.


IGOR
— Uau, obrigado mesmo, Serena…


SERENA
— Eles queriam escolher um líder para o clube, mas eu já cortei falando que o nosso presidente é você. [Segura a mão de IGOR] Vem comigo, fazer seu discurso senhor presidente!


SERENA leva IGOR até o centro da sala.


CENA 16 – EXT.DIA
CLIPE


Como som de fundo, os barulhos da cidade.
Engarrafamento no centro da cidade, mostrando alguns dias passando, corta para a fachada da escola.


CENA 17 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL


AUGUSTA e SABRINA conversando sentadas em um dos bancos de madeira.


AUGUSTA
[Rindo]
— E eu gritei quando ela desceu e disse “Dracarys”… [Ri] Melhor sério!


SABRINA ri.


MIRIAM entra em cena em seguida, preocupada, para em frente a AUGUSTA e SABRINA.


SABRINA
[Para MIRIAM]
— Aconteceu alguma coisa?


MIRIAM
— Eu acho que sim… Vocês viram o Leonardo? Já tem dois dias que aquele guri está me ignorando!


AUGUSTA e SABRINA trocam olhares.


SABRINA
— Eu ainda não o vi…


AUGUSTA
— Ele não apareceu nos ensaios das líderes. [Suspiro] Acho que podemos procurar por ele, agora eu estou preocupada…


Em MIRIAM em um misto de raiva e preocupação.


CENA 18 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DE CONVIVÊNCIA


Abre a cena com RODRIGO e LEONARDO dando uns amassos nos sofá vermelho perto da janela, somente os dois ali. RODRIGO está por cima de LEONARDO, mas não estão deitados e sim sentados.


RODRIGO se afasta de LEONARDO, sorrindo safado e em seguida morde seu lábio inferior se endireitando no sofá.


RODRIGO
— Vai conversar com a Miriam?


LEONARDO revira os olhos.


LEONARDO
— Você quebrou o clima, obrigado.


RODRIGO
— Meu amor, você está sendo infantil…


LEONARDO fica olhando RODRIGO, em seguida bufa.


LEONARDO
— Eu sei, okay? Mas… Como eu vou dizer que estou bravo por ela conseguir o emprego e eu ainda não?


RODRIGO
— Ela disse até sexta…


LEONARDO
— A Miriam foi contratada no mesmo dia… Não vamos falar disso, por favor, eu não quero ficar bravo, Rodrigo.


RODRIGO levanta as mãos para o alto, se rendendo.
O smartphone de LEONARDO chama e ele atende.


LEONARDO
[Ao telefone]
— Alô… [Olha surpreso para RODRIGO] Renata?


Em RODRIGO sorrindo, tentando não rir.


CENA 19 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BANHEIRO FEMININO


MICHELLE entra no banheiro, seu olhar vai diretamente para o panfleto pendurado em uma das cabines, é o que SERENA fez para o clube do teatro. Se aproxima devagar, MICHELLE pega a folha e em seguida sorri, considerando fazer parte do mesmo.


CENA 20 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A1


MIRIAM, AUGUSTA e SABRINA indo para o prédio da direção, onde fica a sala de convivência. LEONARDO está indo, correndo, na direção delas, vindo do prédio da direção.


Os quatro param de andar de repente.


MIRIAM
— Leonardo?


LEONARDO
[Sorrindo]
— Eu consegui o emprego também!


MIRIAM e LEONARDO se abraçam e começam a pular. AUGUSTA e SABRINA saem dali. Em seguida LEONARDO para, se afasta. MIRIAM fica o olhando.


MIRIAM
— O que foi?


LEONARDO
— Eu tenho que pedir desculpas porque… Eu estava com ciúmes de você ter sido contratada e eu não, me desculpe Miriam, isso foi muito infantil da minha parte.


MIRIAM cruza seus braços, brava.


MIRIAM
— Essa era a razão pelos gelos que você estava me dando? Leonardo! Você me fez pensar que eu disse algo homofobico.


AUGUSTA e SABRINA saem de fininho.


LEONARDO
— Me desculpa, eu fui muito infantil… Me desculpa.


MIRIAM nega com a cabeça.


MIRIAM
— Eu deveria te dar um tapa na cara, Leonardo!


LEONARDO fica em silêncio.


MIRIAM
[Cont’]
— Mas esquece… Só pensa duas vezes antes de agir dessa forma, tudo bem?


LEONARDO
— Eu vou, prometo…


MIRIAM
— Bom, acho que vamos trabalhar juntos. [Sorri]


LEONARDO e MIRIAM se abraçam.


FADE OUT.

FIM DO EPISÓDIO.

CONTINUA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iron Woman | T01E07 - "Conspiração"