Caminho Único | T02E02: "Os Portões se Abrem, Mais Uma Vez"


Uma obra de: João Paulo Ritter


Ler no Google Drive / Baixar em PDF:


ANTERIORMENTE:


Abre mostrando MICHELLE e no fundo o muro usado na divulgação da temporada.


MICHELLE
— Anteriormente em Caminho Único…


SAI MICHELLE E ENTRA:


LEONARDO
— Por causa de um acidente em um jogo amistoso de futebol, Rodrigo parde o posto de capitão do time que passa para Matheus… Michelle termina seu namoro com Rodrigo e começa um relacionamento com Matheus, mas logo acaba quando o meu irmão descobriu sobre o seu aborto.


SAI LEONARDO E ENTRA:


AUGUSTA
— Agora Rodrigo e Leonardo estão namorando… E Matheus está com Miriam… Ah sim, depois de entregar Serena e Rafael por serem os autores do cyber bullying na escola, Michelle teve seu aborto revelado para toda a escola e agora está sendo vítima de comentários pesados na internet.


FADE OUT.


FADE IN.


CENA 1 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL


Vemos um grupo de alunos conversando no canto da tela e outros vem e vão, a câmera vai andando para frente e já podemos ver ao fundo, reunidos em um dos bancos do pátio, o grupo de sempre: LEONARDO, MATHEUS, MIRIAM, RODRIGO, AUGUSTA, SABRINA e NÁDIA. Estão conversando sobre RODRIGO e MATHEUS estarem na idade para se alistarem no exército.


AUGUSTA
— Eu não joguei praga em nenhum relacionamento, eu só disse que você e Leonardo deveriam passar mais tempo com os seus homens. Último ano deles, eles tem que se apresentar para o exército… Podem ficar um mês sem se verem.


MATHEUS
[Rindo]
— Você tem razão.


MIRIAM sorri e em seguida dá um selinho em MATHEUS, ficando abraçada com ele.


MIRIAM
[Sorrindo]
— Então eu acho que devo passar mais tempo com o meu namorado.


MIRIAM e MATHEUS se beijam.


RODRIGO
[Sorrindo]
— Leonardo e eu já pensamos nisso, decidimos ficar o mais juntos possível depois de eu me alistar na junta militar, para a saudade ser menos dura se eu acabar sendo chamado para servir.


LEONARDO ri e beija a bochecha de RODRIGO.


MATHEUS
[Para LEONARDO]
— Igual aquele combinado que você fez com o Bernardo, antes de vocês dois deixarem a cidade.


Todos ficam em silêncio.
LEONARDO lança um olhar de repreensão para o seu irmão.


NÁDIA
[Mudando de assunto]
— Então né… Nosso último ano no ensino médio, esse vai ser o ano.


SABRINA
— O ano da zoeira, né? Porque eu não aguento mais estudar e ter que acordar às sete horas para assistir aula.


AUGUSTA sorri para SABRINA.


AUGUSTA
— Fica de boas, amor, vamos fazer desse ano letivo o melhor para a nossa despedida.


Em seguida de AUGUSTA terminar de falar, SIMARA entra em cena, encarando o grupo.


SIMARA
[Sorrindo]
— Desculpem por interromper a conversa, mas Rodrigo e Nádia, a diretora Rita gostaria de falar com vocês.


RODRIGO e NÁDIA trocam olhares preocupados.


RODRIGO
— A gente fez alguma coisa?


NÁDIA
— Mas é só o primeiro dia de aula…


SIMARA ri.


SIMARA
[Rindo]
— Não é isso, ela quer pedir para vocês acompanharem alguns novos alunos pela escola, para conhecerem o ambiente.


LEONARDO
— Isso é uma boa ideia.


CENA 2 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.FACHADA


Um carro estaciona perto da calçada da escola, a porta traseira abre e em seguida MICHELLE sai segurando sua mochila, ela fecha a porta e em seguida o veículo vai embora.


MICHELLE fica observando a fachada da escola com um olhar perdido, relembrando tudo o que aconteceu no ano passado e sentindo que olhares julgadores a perseguiriam.


MICHELLE suspira.


MICHELLE
[Sussurrando]
— Seja o que for, eu estou pronta.


EM MICHELLE.




CENA 3 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DE CONVIVÊNCIA


Começa mostrando a sala vazia, em seguida a porta abre: NÁDIA e RODRIGO entram em cena, acompanhados de um grupo de alunos, IGOR [Gabriel Calamari], MARIA [Ana Karolina Lennes] e WESLEY [Juan Paiva], os novos personagens, estão presentes.


NÁDIA
[Sorrindo]
— Essa é a nossa sala de convivência e bem, infelizmente, não existe muito o que podemos falar sobre ela porque foi aberta esse ano.


Alguns alunos começam a andar pelo cômodo, outros sentam no sofá e observam pela janela.


RODRIGO
[Sorrindo]
— Segundo a nossa diretora, foi criada para que os alunos tenham um lugar confortável para descansar, principalmente em tempo chuvoso.


NÁDIA
— A tour termina aqui, se alguém tiver alguma pergunta…


IGOR se aproxima de NÁDIA e RODRIGO.


IGOR
— Oi… O meu primo estudou aqui, se formou uns dois anos atrás e disse que existia um clube de teatro…


NÁDIA e RODRIGO trocam olhares pensativos.


NÁDIA
— Eu não lembro de nada assim…


RODRIGO
— Existia sim, mas foi descontinuado um ano antes de Nádia e eu entrarmos aqui.


IGOR concorda com a cabeça, entendendo a situação.


IGOR
— E se um aluno quiser reabrir? Isso pode ser feito?


RODRIGO
[Confuso]
— Acho que sim.


IGOR sorri.


CENA 4 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 3º ANO.CORREDOR 1


A cena abre com o sino tocando, avisando o início das aulas.


MICHELLE entra em cena correndo para o quadro de recados do terceiro ano, ela consegue passar pela pequena multidão que estava ali. MICHELLE consegue observar a lista com a divisão dos alunos por sala, começa a procurar o seu nome e acaba tendo uma surpresa quando descobre que ficou na mesma sala que RAFAEL e SERENA.


MICHELLE sai rapidamente dali, vemos que AUGUSTA, de longe, estava observando a cena.


AUGUSTA caminha até a lista no quadro de recados, assim que a multidão saí correndo para as salas de aula. AUGUSTA vê que MICHELLE ficou na mesma sala onde RAFAEL e SERENA estão.


EM AUGUSTA.


CENA 5 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES


Somente MICHELLE na quadra de esportes, ela está sentada no banco mais alto da arquibancada com a mochila em seu colo e observando o céu.


MICHELLE está triste e podemos notar isso com a sua expressão, sua maneira vaga de ficar observando o nada enquanto pensa nas coisas que estão dizendo sobre ela na internet, perdida em seus próprios pensamentos.


Uma voz abafada, SABRINA, chama sua atenção então MICHELLE olha para baixo. SABRINA está de pé no primeiro banco a encarando.


SABRINA demonstra estar cansada.


SABRINA
— Finalmente te encontrei… Procurei por toda a escola!


SABRINA sobe até onde sua amiga está, senta ao seu lado.


SABRINA
— O que faz aqui sozinha?


MICHELLE nega com a cabeça.


MICHELLE
— Você realmente se importa com isso?


SABRINA fica ofendida.


SABRINA
— É claro que sim, pensei que ainda fossemos amigas.


MICHELLE fica em silêncio.


MICHELLE
— Não me odeia? Como todo mundo, por causa do aborto?


SABRINA nega com a cabeça, ainda parecendo estar ofendida.


SABRINA
— Eu não te odeio, nem acho a sua escolha egoísta… Na verdade eu penso que ela foi perigosa… Michelle, sabia que você poderia ter morrido nesse procedimento? Tem risco de morte porque ainda não é legalizado no Brasil as clínicas são precárias… Nádia contou que você teve dores no útero por alguns dias.


MICHELLE suspira, sorri e em seguida volta a ficar séria.


MICHELLE
— Eu achei uma clínica cara, pessoas que tem dinheiro vão ou levam suas filhas lá para tirar o embrião antes que vire um feto.


SABRINA fica encarando MICHELLE com um sorriso amigável.


SABRINA
— Sorte que a sua família tem dinheiro, agora pense em outras que garotas que vão passar pela mesma situação, mas são pobres. Pense nas consequências.


MICHELLE
— A minha consequência é que todo mundo me odeia agora, sinto um peso nas minhas costas…


SABRINA
— Sua melhor amiga ainda te ama.


SABRINA aperta a mão de MICHELLE, em seguida as duas se abraçam.


CENA 6 – INT.NOITE
CASA DE RODRIGO E AUGUSTA.QUARTO DE RODRIGO


LEONARDO e RODRIGO estão sentados na cama, conversando em um clima descontraído enquanto comem pipoca e assistem a um filme pela televisão do quarto.


LEONARDO
[Olhando para a tela]
— Vai se candidatar para capitão do time?


RODRIGO
[Olhando para a tela]
— Eu não sei, teu irmão quer isso… Mas todos do time me odeiam.


LEONARDO fica de frente para RODRIGO. RODRIGO faz o mesmo.


LEONARDO
— Será? Até onde sei você era um ótimo capitão… Não que o Matheus tenha feito um trabalho horrível, mas você é o original, digamos assim… Além do que é o sonho de todo adolescente que é líder de torcida namorar o capitão da equipe de futebol.


RODRIGO ri.


RODRIGO
[Sorrindo]
— Tenho medo de que eles possam cair por cima de você, meu amor.


LEONARDO
[Sorrindo]
— Eu amo quando se preocupa assim comigo… [Suspira] Mas não deixe que isso impeça você de voltar a ser o capitão, por favor, não quero ser uma pedra.


RODRIGO sorri para LEONARDO.


CORTA.


CENA 7 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES


AMANDA está de frente para o time de futebol, toda a equipe está sentada na arquibancada. Estão conversando sobre a escolha para o novo capitão. Ao fundo, não muito longe de AMANDA pode-se ver uma classe com uma urna de papel por cima.


AMANDA
— Esse ano temos três candidatos para serem o capitão do time, são: Matheus, Rodrigo e… Rafael.


RODRIGO e MATHEUS trocam olhares, em seguida ambos desviam os olhares para RAFAEL que está sentado com seus amigos no banco abaixo. RAFAEL está sorrindo com toda segurança de si mesmo.


ALUNO 1 levanta sua mão.


AMANDA
— Pode falar.


ALUNO 1
— Como essa coisa vai funcionar?


AMANDA
— Ah claro, eu já estava chegando nesse ponto… Eu vou chamar um por um para escrever o nome de um dos três candidatos e depositar na urna, em seguida eu vou abrir e contar os votos.


CENA 8 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.REFEITÓRIO AO AR LIVRE


NÁDIA e MIRIAM estão sentadas a mesma mesa, conversando e almoçando antes das aulas da tarde. NÁDIA está conversando com LEONARDO pelo seu celular enquanto MIRIAM come um pastel e ao mesmo tempo checa suas redes sociais.


NÁDIA pousa seu celular ao lado do seu prato.


NÁDIA
— Leonardo disse que vai esperar Rodrigo sair da votação do time de futebol porque em seguida as líderes de torcida têm treino na quadra.


MIRIAM
[Olhando para seu celular]
— Augusta acabou de me dizer que a Michelle faltou aula de novo…


NÁDIA
— E?


MIRIAM
— Eu acho que deveríamos falar com ela… [Levanta] Vamos procurar por ela, deve estar pela escola ainda.


NÁDIA
— Sério? O ano passado eu tentei ajudar ela, mas não sei se deu certo.


MIRIAM suspira.


MIRIAM
— Se você não me acompanhar, eu vou mesmo assim.


NÁDIA
[Suspira]
— Tudo bem…


NÁDIA levanta e pega sua mochila que estava no chão, em seguida as duas saem dali.


CENA 9 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DE CONVIVÊNCIA


Somente MICHELLE está na sala, sentada no sofá perto da janela, MICHELLE lê uma revista. SABRINA entra de vagar no cômodo, está falando ao celular.


SABRINA
[Sussurrando para o smartphone]
— Eu achei ela, tá na sala de convivência. Eu vejo vocês daqui a pouco, tchau.


SABRINA encerra a ligação.
SABRINA se aproxima devagar de MICHELLE, em seguida senta ao lado dela no sofá.


SABRINA
— Está faltando aula de novo.


MICHELLE suspira e em seguida guarda a revista em sua mochila que estava jogada ao lado do sofá.


MICHELLE
— Sim, estou faltando aula de novo.


SABRINA
— Se é por causa do Rafael e da Serena… Converse com a diretoria da escola…


MICHELLE
— Não, aquelas vacas acompanharam o que aconteceu… Elas deveriam saber disso.


MICHELLE levanta do sofá e pega a sua mochila.


SABRINA
— Onde você vai?


MICHELLE
— Procurar outro lugar onde eu possa me esconder nessa escola!


SABRINA levanta do sofá.


SABRINA
— Você não pode se esconder para sempre, Michelle… Vamos buscar juntas por soluções.


MICHELLE
— Eu já pensei em uma… Mas ainda não tenho coragem de fazê-la.


MICHELLE dá de ombros e em seguida sai da sala de convivência, deixando SABRINA pensativa.


CENA 10 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES


AMANDA está ao lado da urna de papelão, terminando de contar os votos, sua expressão não é muito feliz.


AMANDA
— Bom, parece que temos um novo capitão do time.


Silêncio.
AMANDA suspira e em seguida sorri.


AMANDA
— Rafael… Rafael é o novo capitão do time.


Sem expressão, AMANDA aplaude.


Uma boa parte dos garotos aplaudem, RODRIGO e MATHEUS negam com  cabeça. RAFAEL em seguida levanta do banco e fica de frente para a arquibancada, ao lado de AMANDA, ele está se sentindo vitorioso.


RAFAEL
[Sorrindo]
— Gostaria de dizer que vocês fizeram uma maravilhosa escolha, chega de frutinhas ou irmãos de frutinhas para conduzir essa equipe… Comigo, um homem macho de verdade, vamos caminhar rumo a vitória!


ALUNO 2
— Mas o ano passado conseguimos ótimas vitórias graças à liderança do Matheus.


RAFAEL mostra o dedo do meio para o ALUNO 2.


AMANDA
[Tom de repreensão]
— Rafael!


RAFAEL
[Para o ALUNO 2]
— Mas não foi o suficiente…


AMANDA
— Tudo bem, acabamos por aqui… Vamos esquecer isso por enquanto meninos, vocês têm que liberar a quadra para as líderes de torcida.


RAFAEL
— Pro viadinho líder de torcida brilhar, saquei.


MATHEUS e RODRIGO ficam observando RAFAEL que acaba de dar as costas para sair.


MATHEUS
— O que você disse do meu irmão?


RODRIGO
— Uma briga não é uma boa agora, Matheus…


RAFAEL encara MATHEUS, com um sorriso cínico.


RAFAEL
— Não ouviu direito? Eu disse que a gente tem que deixar a quadra para o seu irmão brincar de drag queen com as líderes de torcida, aquele viado folgado.


RAFAEL ri.
MATHEUS prepara para se avançar, mas RODRIGO segura o cunhado. RAFAEL sai da quadra rindo ao lado dos seus amigos, os outros alunos saem cochichando sobre a cena.
MATHEUS empurra RODRIGO.


MATHEUS
— Por que me segurou? A gente deveria ter defendido o Leonardo…


RODRIGO
— Acho que o Leonardo não gostaria disso, cara.


MATHEUS ri debochado.


MATHEUS
[Bravo]
— E o que você sabe sobre meu irmão? Entrou na vida dele uns meses atrás, pouco tempo… Se fosse o Bernardo, a gente já teria resolvido.


MATHEUS sai depressa, deixando RODRIGO com raiva por ter citado o ex-namorado de LEONARDO.


EM RODRIGO VERMELHO DE RAIVA.


FADE OUT


FADE IN


CENA 11 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.DIRETORIA


RITA está na companhia de NÁDIA, MIRIAM e AUGUSTA. Estão conversando sobre a situação de MICHELLE em sua atual turma do terceiro ano.


RITA
— E o que eu devo fazer? Se Michelle acha que a solução é faltar aulas…


AUGUSTA
— Ah por favor…


MIRIAM dá uma cotovelada em AUGUSTA.


MIRIAM
— Augusta, ela é a nossa diretora…


RITA
[Sorrindo]
— Muito bem lembrando.


AUGUSTA
— Eu não me importo, você acompanhou tudo o que aconteceu ano passado… Leonardo e Nádia sendo atacados virtualmente, por alunos dessa escola… Minha namorada e eu sendo expostas, também por alunos dessa escola… Uma aluna está com medo de entrar na sala de aula por causa de dois alunos e mais uma vez você está escolhendo não fazer nada!


AUGUSTA fica encarando RITA com indignação.
MIRIAM e NÁDIA em silêncio, com medo do que pode acontecer.


RITA
— As três podem se retirar…


AUGUSTA bufa de raiva e em seguida sai da diretoria batendo os pés.


CENA 12 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A1


AUGUSTA está caminhando em direção ao portão da escola, em seguida aparecem MIRIAM e NÁDIA atrás dela.


NÁDIA
[Gritando]
— Onde você vai, Augusta?


AUGUSTA para de andar, espera NÁDIA e MIRIAM se aproximarem.


AUGUSTA
— Eu vou embora… Estou enjoada e com raiva, toda essa situação de hoje não está fazendo bem para a minha pele.


MIRIAM
[Confusa com a resposta]
— O quê?


NÁDIA
— Não, você não pode ir embora, você tem o primeiro ensaio das líderes de torcida. Não lembra?


AUGUSTA dá de ombros e em seguida volta a caminhar para o portão.
MIRIAM suspira.


MIRIAM
— Nádia, será que a diretora vai fazer alguma coisa em relação a situação da Michelle com a Serena e o Rafael?


NÁDIA
— Eu não sei, mas seria bom que ela fizesse… É difícil ver a Michelle sendo depressiva e não aquela vadia que sempre foi.


EM MIRIAM E NÁDIA.


CENA 13 – EXT.DIA
CASA DE RODRIGO E AUGUSTA.PÁTIO DOS FUNDOS


RODRIGO está sentado em uma cadeira de abrir, bebendo o que parece ser uma cerveja, escutando algum jogo de futebol por um rádio portátil e olhando para o céu noturno.


No fundo da cena vemos a porta dos fundos se abrir e LEONARDO entrar em cena, observando o namorado enquanto se aproxima. LEONARDO fica parado ao lado de RODRIGO.


LEONARDO
[Voz calma]
— Sua mãe me disse que você estava aqui, bebendo e escutando uma partida de futebol…


RODRIGO suspira.


LEONARDO
— Aconteceu alguma coisa? Você não estava quando eu cheguei na quadra e o mesmo quando eu fui embora… É porque não venceu a eleição do capitão? Me desculpa, eu não deveria ter colocado pilha.


RODRIGO
[Voz cansada]
— Não… Não se desculpe.


RODRIGO deixa a cerveja no chão, levanta da cadeira e fica de frente para LEONARDO.


RODRIGO
[Olhando dentro dos olhos de LEONARDO]
— Você gosta de mim de verdade? Ou está comigo porque sente falta do seu ex-namorado?


LEONARDO
— O quê? Mas que pergunta estúpida é essa? Claro que eu gosto de você, Rodrigo.


RODRIGO
— Você e o seu irmão ficam falando desse Bernardo e-


LEONARDO sorri entendendo a situação. Interrompe RODRIGO.


LEONARDO
— Eu já entendi, não precisa ficar assim… Bernardo foi embora e provavelmente nunca vamos nos ver novamente… É com você que estou agora, você é o meu atual namorado.


RODRIGO sorri.
LEONARDO e RODRIGO se beijam.


CENA 14 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A3


MICHELLE está caminhando para o prédio do terceiro ano, ao lado de um grupo de alunos.


SIMARA
[Voz fraca]
— Michelle! Michelle!


MICHELLE para de andar e em seguida se vira para trás, vê SIMARA se aproximando correndo.


SIMARA para de correr quando consegue alcançar MICHELLE, antes de falar a mulher tira um tempo para respirar. MICHELLE fica observando um pouco sem paciência com a mais velha.


SIMARA
[Sorrindo]
— Ufa… Bem, ainda bem que consegui te alcançar antes de você entrar na sala de aula.


MICHELLE
[Encarando SIMARA]
— O que foi?


SIMARA
— A diretora quer conversar com você e é urgente.


MICHELLE suspira, já sabendo do que se tratava.


MICHELLE
— O motivo é as duas primeiras aulas que matei? … Olha, eu estava indo agora para a sala.


SIMARA dá de ombros.


SIMARA
— Olha linda, eu não sei de nada, mas se quiser saber, vai ter que me acompanhar até a diretoria.


MICHELLE suspira arrependida.


MICHELLE
— Okay…


SIMARA e MICHELLE saem na direção contrário ao prédio do terceiro ano.


CENA 15 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.DIRETORIA


RITA e MICHELLE estão em cena.


RITA está sentada a sua mesa com MICHELLE de frente para ela, a diretora encara a aluna com um sorriso amigável e ao mesmo tempo com autoridade. MICHELLE está ansiosa para saber o porque de estar ali.


MICHELLE
[Voz fraca]
— Por que eu estou aqui?


RITA se ajeita em sua cadeira.


RITA
— Bem… Como eu posso começar a te explicar… Ah claro, eu soube que você matou as duas primeiras aulas da primeira semana de aula.


MICHELLE
— Sim, sim eu sei, mas tipo eu tenho uma explicação para isso e-


RITA interrompe MICHELLE.


RITA
— Não, não… Sem desculpas, por favor. Eu já sei o seu motivo, Michelle e talvez eu tenha um pouco de culpa… Enfim, eu deveria ter tido mais cuidado quando fui separar os alunos por turmas na reunião. Você não está mais na turma 301, agora está na 305.


MICHELLE
[Surpresa]
— Sério?


RITA
— Sim… [Suspira] Suas amigas me encheram o saco com esse assunto, acho que estão certas, mas eu não podia admitir para elas… [Aponta o dedo para MICHELLE] Não diga que eu disse isso.


RITA sorri.
MICHELLE fica confusa com a informação que a diretora passou.


MICHELLE
— Amigas?


RITA afirma com sua cabeça.


RITA
— Acho que foram… Miriam, Nádia e Augusta, o que é estranho porque no ano passado foram vítimas suas…


MICHELLE fica em silêncio, pensativa, enquanto a diretora falava. A câmera se aproximava do rosto de MICHELLE, abafando a voz de RITA.


CENA 16 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DE CONVIVÊNCIA


LEONARDO, AUGUSTA, MIRIAM e NÁDIA estão reunidos no sofá perto da janela, conversando sobre coisas aleatórias que aconteceram durante a semana. LEONARDO está com uma expressão pensativa.


AUGUSTA
— O ruim do terceiro ano é que a professora já começa jogando matéria na sua cara, assim coisas que você não sabe porque são totalmente novas.


NÁDIA
[Rindo]
— A professora estava revisando a matéria do ano passado.


AUGUSTA dá de ombros, MIRIAM começa a rir.
NÁDIA percebe que LEONARDO não está prestando atenção na conversa, então sacode o braço dele.


NÁDIA
— Hey, você está bem?


LEONARDO olha confuso para NÁDIA.


LEONARDO
[Perdido]
— Ah sim, sim… Eu estou bem sim… Qual era mesmo o assunto?


MIRIAM
— Está escrito na sua cara que aconteceu alguma coisa… O que foi?


LEONARDO suspira.


LEONARDO
— É uma conversa que tive com o Rodrigo e agora eu acho que não sei mais se realmente gosto dele.


AUGUSTA fica séria.


AUGUSTA
— Espera aí, como assim? O que aconteceu entre vocês dois?


LEONARDO
— Eu acho que estou com ele porque ele me faz sentir como eu me sentia quando namorava com o Bernardo…


MIRIAM, NÁDIA e AUGUSTA trocam olhares confusas.


MIRIAM
— Se isso quer dizer que ele faz te sentir bem… Eu não entendi o problema…


LEONARDO
— E se isso quer dizer que eu não esqueci o Bernardo?


AUGUSTA coça a sua cabeça, pensando em algo para colocar a cabeça do amigo no lugar.


AUGUSTA
— Tá bom… Por que você acha isso? Qual o motivo que te leva a pensar que só está com o meu irmão por causa… Disso?


LEONARDO
— Ele disse que se sente assim.


As três garotas fazem uma expressão de que entenderam a situação.


MIRIAM
— Ele só está assim porque ultimamente o Matheus lembrou muito desse garoto… Ele mesmo disso isso, estava preocupado porque brigou com o Rodrigo e acabou falando do tal Bernardo.


AUGUSTA
[Sorrindo]
— Meu irmão pode ter a beleza masculina do pai, mas ele tem uma pequena insegurança como todo o ser humano.


LEONARDO tenta sorrir, quase sem sucesso.


AUGUSTA abraça LEONARDO, em seguida MIRIAM e NÁDIA entram na onda.


CENA 17 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A1


SABRINA está caminhando para o prédio onde fica a sala de convivência, no fundo está MICHELLE correndo até ela.
Quando MICHELLE consegue alcançar SABRINA, lhe para pousando sua mão em seu ombro, com isso SABRINA se vira rapidamente para trás e sorri quando vê MICHELLE.


SABRINA
[Sorrindo]
— Ah é você… Está tudo bem?


MICHELLE
— Sim… Você está indo encontrar a Augusta?


SABRINA afirmou com um balançar de cabeça.


SABRINA
— Ela está na sala de convivência com a Miriam, Leonardo e Nádia.


MICHELLE
[Insegura]
— Eu posso ir com você? … Preciso agradecer os quatro.


MICHELLE sorri. SABRINA também sorri entendendo tudo.


SABRINA
— Então você ficou sabendo… Claro, pode vir sim.


SABRINA oferece o seu braço para MICHELLE, então ela engancha o seu braço do da amiga, juntos elas caminham na direção da sala de convivência.


CENA 18 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.SALA DE CONVIVÊNCIA


LEONARDO está mexendo em um dos dois computadores antigos que foram colocados na sala, mexendo em seu Facebook. AUGUSTA e NÁDIA estão jogando um jogo de cartas e MIRIAM está sentada no chão lendo um livro. Outros alunos estão espalhados pela sala.


SABRINA entra na sala acompanhada de MICHELLE, que parece estar nervosa. SABRINA vai até LEONARDO, cutuca o seu ombro e aponta para o sofá onde está AUGUSTA e NÁDIA. Em seguida ela faz o mesmo com MIRIAM. Quando LEONARDO, AUGUSTA, NÁDIA e MIRIAM estão reunidos no mesmo sofá, SABRINA coloca MICHELLE de frente para eles.


SABRINA sorrindo cruza seus braços.


SABRINA
— Pode falar.


MICHELLE
— Ahm obrigada, Sabrina.


AUGUSTA
[Confusa]
— Falar o quê?


MICHELLE
— Descobri que vocês falaram com a diretora, muito obrigada por fazerem isso… Depois do que eu fiz… Eu não sei como agradecer por se preocuparem comigo.


LEONARDO demonstra estar perdido com essa história.


MIRIAM
— Ah de boas, a gente só fez o que achamos ser certo… Isso não nós faz melhor do que ninguém.


MICHELLE sorri.


NÁDIA
[Amigável]
— Quer passar um tempo com a gente até começar as aulas da tarde?


MICHELLE
[Animada]
— Claro.


CENA 19 – INT.DIA
LANCHONETE ROCK N’ BAR.ESTABELECIMENTO


RENATA está terminando de fazer as últimas organizações da lanchonete, faltando algumas semanas para abrir o estabelecimento. Em seguida entra LARA, voltando da escola com uma cara cansativa e senta a uma das mesas perto da irmã mais velha.


RENATA
— Então gata, como foi a aula hoje?


LARA suspira.


LARA
— Essa escola é cansativa, saudades ensino médio só de manhã e descanso de tarde…


RENATA ri.


RENATA
— Quando eu tinha sua idade, papai me obrigou a trabalhar para aprender os valores da família e etc…


LARA
— É e agora ele está no outro lado Brasil por causa do exército brasileiro…


RENATA
— Se arrependeu de não ter ido com ele?


LARA lança um olhar bravo para a irmã mais velha.


LARA
— Não foi isso que eu quis dizer, você sabe que eu não queria ter essa vida louca de ficar se mudando sempre por causa do emprego do papai… Só estou dizendo que a escola é muito cansativa.


RENATA ri e senta ao lado de LARA.


RENATA
— Tudo bem mainha… Sobe para tomar um banho e depois vamos sair para comer fora, tudo bem?


LARA
[Animada]
— Só se for agora.


LARA levanta da cadeira e corre para fora do bar, para subir para o segundo andar, onde fica a casa.


CENA 20 – INT.NOITE
CASA DE MICHELLE.QUARTO DE MICHELLE


MICHELLE está de frente para o espelho, terminando de se arrumar para sair, ela parece estar mais feliz do que antes porque agora tem o apoio de novos amigos. Ela senta em sua cama e pega o seu iPod, abre em uma foto em que ela está abraçada com MATHEUS, uma típica foto de namorados.


MICHELLE
[Sussurrando, olhando para foto]
— Se você me perdoar… Sei que vamos poder ser felizes juntos.


MICHELLE sorri olhando para o seu iPod.


FADE OUT.


FIM DO EPISÓDIO.


CONTINUA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iron Woman | T01E07 - "Conspiração"